Preservando a autenticidade no treino de Aikido

Kawahara Sensei

Por Yukio Kawahara, 7th dan

Fonte: http://www.aikidoonline.com/articles/shihankai_articles/kawahara/Kawahara_Authentic_Aikido.php

Traduzido por: Cadu

A arte marcial é um caminho de facilitação do crescimento espiritual através do treino de técnicas marciais. Bujutsu ou disciplina marcial é a educação do físico como um guia do caminho do ser.

O tradicional treino marcial japonês surgiu da necessidade de auto-proteção e de sobrepujar um oponente. Nesse sentido, me preocupo com as atitudes dos estudantes de aikido em relação ao treino marcial. Tenho a impressão que algumas pessoas negligenciam o aspecto marcial da arte e são levadas pelo aspecto filosófico. Sem entender o espírito marcial inerente do treino, alguns criam uma pseudo arte marcial simplesmente buscando um sentimento de harmonia.

Entretanto, você não pode abrandar ou desprezar o severo lado marcial do Aikido, incluindo a maneira como você se relaciona com seu instrutor e colegas de treino.

Há locais onde, inquestionavelmente, pessoas praticam um pseudo Aikido que é inútil como arte marcial. Acredito que há problemas com o modo que o Aikido é interpretado e praticado. Se os instrutores fossem conscientes e respeitosos o bastante em relação ao Aikido como uma estrita arte marcial, eles seriam mais cuidadosos sobre quando e se começar seu próprio grupo a julgar pelo seu nível de experiência e vivacidade como um instrutor de artes marciais.

Por estrito treino de artes marciais, não me refiro a uma prática agressiva. O que é mais importante é sua atitude para com o treino. Você precisa se perguntar frequentemente: O que é budo? O treino do budo é sério.

Aprender uma arte marcial japonesa é, de certo modo, aprender a cultura japonesa. Então pessoas desprezam ou distorcem estes fundamentos do aikido reivindicando que aqui é o Ocidente e devemos praticar do modo como acharmos melhor. Eu gostaria de sugerir que vocês se esforcem para preservar a forma apropriada e procurem o Aikido autêntico como uma forte arte marcial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s