Despedida…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ontem foi o último dia que Osmair esteve conosco no dojo.

Um ótimo treino, algumas projeções de despedida, um ótimo almoço, e claro, algumas cervejas… =D Assim, fechamos com com chave de ouro, mais uma passagem do Osmair pelo Espírito Santo.

Obrigado pela visita brother! Quando voltar sabe onde nos encontrar!

Abração e bons treinos em Santa Catarina!

Aikido na TV

Fala galera!

Ontem recebemos  a visita da TV Vitória em nossa escola.

O objetivo era falar sobre defesa pessoal, e acho que conseguimos propor uma visão bem diferente do que se vê por aí.

Quando se fala em defesa pessoal, pensa-se logo em técnicas mirabolantes contra as fraquezas anatômicas do agressor, tipo um golpe certeiro no olho enquanto o cara tenta te enforcar, ou um rápido movimento de mãos para desarmar um agressor que te aponta uma arma.

Em nossa opinião, essa instrução é bastante delicada e precisa ser feita com muita responsabilidade, caso contrário, a única coisa que estaria sendo feita é iludir as pessoas em relação às suas capacidades de reação numa situação de luta ou fuga.

Na minha opinião, e foi isso que deixamos claro durante a matéria, é que defesa pessoal consiste em minimizar riscos e evitar ameaças ao bem estar físico e psicológico, e para isso, a ação física, deve ser a última estratégia de defesa a ser adotada numa situação adversa.

As pessoas atualmente estão muito desligadas do mundo que as rodeia. Apesar das constantes ameaças nas ruas das grandes metrópoles, é mais do que comum ver as pessoas andando de cabeça baixa e falando ao celular, sentadas sozinhas em coletivos ou andando por ruas escuras à noite. As primeiras estratégias de defesa pessoal, em minha opinião, são evitar situações de risco, estar consciente do ambiente que o cerca, ter uma postura assertiva e olhar de volta nos olhos das pessoas, essas são ações extremamente eficientes para evitar uma investida agressora.

Tendo isso em mente na matéria, falamos sobre as atitudes comportamentais que devem ser adotadas em algumas situações, e pela insistência da redação, mostramos algumas ações físicas que podem ser adotadas desde que se tenha competência pra isso, e quando digo competência, digo anos de prática e experiência, e acima de tudo, muito controle emocional, pois num ambiente onde existem inúmeras variáveis fora do seu controle, o resultado de uma ação física pode não ser o esperado.

Abraço galera!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Visita no dojo…

Aqui em nossa escola sempre aparecem visitantes…

Já recebemos pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Itália, Turquia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul… e por aí vai!

Gosto muito dessas oportunidades… de receber visitas no dojo e de visitar também!

Algumas dessas visitas transcendem esta relação e acabam tornando-se amigos do dojo, e meus amigos também… parceiros de tatame por assim dizer!

Este é o caso do Osmair, praticante de Aikido há 8 anos, é atualmente filiado à União Sul Americana de Aikido treinando sob a supervisão do Sensei Carlos Alberto Grisard – 5º Dan, em Florianópolis/SC. Se interessou pelo Aikido ao vê-lo pela primeira vez no cinema, e como qualquer pessoa, seu objetivo inicial era aprender a bater. Mas o tempo no tatame muda todo mundo, e gradativamente seus objetivos foram se moldando para um aperfeiçoamento pessoal, sem abandonar é claro o objetivo marcial, que se tornou mais claro num sentido amplo.

Perguntei pra ele o que o motiva hoje no treino do Aikido? O que ele busca? E essa é a resposta nua e crua:

“Cara essa pergunta é foda! Pq meio que tô viciado nessa porra! (risos)”

Sempre que vem ao Espírito Santo o Osmair não esquece de colocar na mala os dogis e uma boa dose de dedicação. Ele comparece a todos os treinos que pode, e se dedica ao máximo aos alunos, e consequentemente, a si mesmo. Isso é Aikido!

Obrigado Osmair pela visita, dedicação, paciência e mente aberta.

As portas da nossa escola estarão sempre de portas abertas. Venha sempre que quiser e puder!

Nos vemos no tatame!

Treino de 20 de setembro de 2012 (quinta-feira).
Osmair ao lado esquerdo do Cadu.

facebook.com/aikidoes

Fala galera!!!

Ontem a nossa página no facebook ultrapassou os 400 likes.

É uma marca bem bacana para uma página local de Aikido. Nela compartilhamos fotos e vídeos dos alunos da escola e também coisas interessantes que vemos por aí na rede social.

É por lá também que mantemos todos informados dos eventos e ações que acontecem aqui no Espírito Santo.

É um orgulho ver que o Senshin Dojo reforça seu espaço fixando-se a cada dia como uma referência do Aikido Capixaba.

Parabéns pros alunos da escola, pois são vocês que tornam isso possível! Continuem treinando e espalhando esta idéia!

Ainda não curtiu a nossa página? Visite agora e compartilhe com seus amigos!

facebook.com/aikidoes

Seminário de Aikido no Espírito Santo

Fala galera!!!

Ótima notícia para o Aikido no Espírito Santo. =D

Dias 17 e 18 de outubro vamos receber aqui em Vila Velha o Sensei Kim Ruschel, 4º Dan Aikikai.

Para participar basta inscrever-se utilizando o formulário de pré-registro e termo de responsabilidade e realizar o pagamento da taxa na sede da Associação Hikari (aqui no Senshin Dojo – Vila Velha), procure pelo Cadu. Para ter acesso ao formulário e ao termo clique Formulário de pré-registro e Termo de Responsabilidade.

Ressaltamos que o evento é aberto a todas as escolas e esperamos todos aqui nestes dias.

Aproveitamos o espaço para agradecer às empresas do estado que estão apoiando o evento, o Hotel SENAC Ilha do Boi e a loja de esportes Planeta Bolaobrigado pela credibilidade.

Obrigado também à Aiki Trend que marcará presença no evento.

Abaixo um pequeno texto que fala sobre a trajetória de Kim Sensei.

O Senshin Dojo recebeu recentemente do exterior, Kim Ruschel 4˚dan e Anne Marie Crisanto-Ruschel 1˚dan. Ambos vieram do Canadá para o Senshin Dojo à convite do Sensei Clauber Scarparo e com o endosso de Yamada Sensei.

Kim Ruschel Sensei começou a prática de Aikido no Brasil em 1996 e chegou ao New York Aikikai em 1999, permanecendo como uchi deshi (aluno-residente) por 3 anos sob a supervisão de Yoshimitsu Yamada Sensei e do falecido Seiichi Sugano Sensei.

Em 2005, Kim Ruschel Sensei se mudou para Montreal (Canadá), passando a treinar então no dojo Aikido de la Montagne, sob a supervisão do Sensei Claude Berthiaume, aluno direto do falecido Sensei Mitsunari Kanai. Mesmo vivendo em Montreal viajava constantemente para New York para visitar e treinar com Yamada Sensei no New York Aikikai. Nestes últimos 7 anos teve a sorte e oportunidade de viajar com Yamada Sensei para seminários na Europa, EUA, Canadá e vários paises na América do Sul.

Entre suas maiores influências, também podemos citar Donovan Waite Sensei e Steve Pimsler Sensei, ambos 7˚dan e alunos de Yamada Sensei.

Deu pra sentir a importância de estar presente nesse seminário, né!?

Abraço galera! Vejo vocês no tatame… eu estarei lá! =D

Seminário de Aikido no Espírito Santo???

Fala Galera!!!

É isso mesmo, estamos planejando mais um seminário de Aikido aqui no Espírito Santo.

Em outubro teremos um seminário aberto à todos os praticantes de Aikido da Grande Vitória, sendo organizado pelo Senshin Dojo – Espírito Santo.

Vamos trazer para o estado os mais novos professores do Senshin, o Sensei Kim Ruschel e a Anne Marie.

Estamos alinhando algumas ações para o evento e em breve vamos divulgar o cartaz oficial com as informações.

Esperamos que todos possam vir treinar conosco!

Aguardem!!! =D