Por que você treina Aikido!?

Você já se fez essa pergunta!? Você alguma vez o usou!?

Vou deixar a minha opinião abaixo… salientando que não é nenhuma verdade absoluta! Fique à vontade para discordar e comentar…

Mesmo que o Aikido seja um poderoso método de defesa pessoal contra ataques físicos, a probabilidade de você se envolver num embate dessa ordem é bastante pequena. Se tivermos sorte, talvez nunca precisemos encarar uma situação dessas. Todavia, se você for um azarão, talvez passe por isso uma ou duas vezes em sua vida, e desde já te desejo toda a  serenidade do mundo para que você tenha sucesso ao enfrentá-la. Mas se estiver percebendo que esta situação está se tornando uma constante em seu cotidiano, talvez seja a hora de você rever o seu ambiente, suas atitudes e seu estilo de vida.

Ontem conversando com um amigo, perguntei a ele: “Mas por que você treina Aikido!?

Aparentemente o peguei de surpresa… rsrs Ele me confessou que não havia pensado muito nisso, e que não tinha uma resposta em seu coração para essa questão. Conversando um pouco mais ele me confessou que pratica porque gosta do modo como as pessoas ficam quando estão no tatame.

Esse é realmente é um bom motivo para praticar… pensei comigo depois de ponderar a percepção desse amigo. As pessoas quando estão no tatame, se bem orientadas, preocupam-se com a segurança do seu parceiro de treino, preocupam-se com a energia do lugar, estão atentas às necessidades alheias, dedicam-se ao próximo de maneira incondicional doando o seu próprio corpo para a prática de uma técnica marcial… Enfim, quando estamos no tatame, somos melhores do que quando estamos fora dele… A meta é ser a mesma pessoa em todos os lugares, praticando é claro, o comportamento adotado no tatame!

Eu treino Aikido para que ele se manifeste nas minhas interações cotidianas e no meu estado mental. Assim tenho a impressão de que o uso frequentemente… rsrs O Aikido ou qualquer outra arte marcial, quando bem instruídos, podem ser considerados ferramentas para construção do caráter. A prática nos permite interagir melhor com qualquer pessoa ou situação.

Pratique sempre! Bons treinos!

E pra não perder o costume, aí vão algumas fotos dos últimos treinos…

Este slideshow necessita de JavaScript.

7 opiniões sobre “Por que você treina Aikido!?

  1. Fala, Cadu!
    Acho que muitas pessoas não se dão conta de que podem transportar a filosofia e a conduta ensinados pelas artes marciais para suas vidas. Ou mais ainda, talvez algumas delas façam isso inconscientemente.
    Acho interessante e produtivo conversar sobre outros aspectos do Aikido que não os aspectos simplesmente marciais.
    É por isso que a gente nem vê a hora passar depois do treino, conversando!
    Abraços,
    Gondo

  2. Cadu, belo texto. Vou pensar, por que treino Aikido também… vou fazer uma reflexão, e postar no meu blog.

    Uma coisa é verdade, nessa história de Aikido na minha vida, desde que retomei a prática e os estudos tenho me notado mais firme diante das situações. Outra coisa, o Aikido tem me ajudado a me conhecer e a entrar em contato com pessoas muito legais!!

    Abração!

    • Fico contente que tenha percebido e praticado o Aikido em sua vida Pedrão!!! É muito bom tê-lo conosco.
      Vou querer ver esse texto hein! rs

      • Faço aikido porque é irado e porque é o mais próximo de ter poderes “jedi” sinistros que posso chegar longe das histórias de George Lucas.

        Abração.

        PS:Pela cara do André na foto, a queda que ele está prestes a levar não será das mais suaves.

      • Não sei se o do Pedro funciona da mesma forma, mas o meu é pelo site http://br.gravatar.com/
        Você faz um cadastro e todas as vezes que inserir seu email no campo dos comentários aqui no blog (e muitos outros), ele identifica a foto que você tiver relacionado como avatar pelo site Gravatar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s