Em pé… Sentado… Caminhando… Treinando… E tudo com postura!!!

Treino de Armas no Senshin em Campinas - O Kamae melhora muito com esta prática.

No seminário na Venezuela, pude observar de perto pessoas que são referências da prática do Aikido pra mim. Vi que o Kamae deve ser uma constante em nossas vidas, desde de o momento em que abrimos nossos olhos ao despertar do sono, até o instante em que retornamos a ele.

Kamae significa “postura”, entretanto, postura pode ser interpretada sob vários aspectos. É claro que o primeiro deles que vem à cabeça de todos nós é a postura física, seus desvios de coluna, posicionamento dos pés, etc… Acredito que no Aikido um conceito importante sobre este assunto é o “kokoro no kamae” que remete à “postura do coração”; na minha opinião, este estado é mais importante que a postura física, pois, se você não demonstra a postura ideal em seu coração, sua postura física, vai traí-lo em algum ponto. Falo por experiência própria!

 

Tamura Sensei

Falando sobre o aspecto físico, a largura entre os seus pés pode limitá-lo. Ela o tornará forte na direção frontal, mas debilitado na horizontal. Tente perceber sua postura, e a distância entre seus pés, ao realizar atividades cotidianas… perceba o que é natural para você! No início do treino acho importante praticar com uma distância maior entre os pés, assim fortalecemos as pernas, sentimos nosso centro de gravidade, entretanto, naturalmente, acredito que devemos buscar uma posição confortável e natural para o nosso corpo.

Então, quando estiver no tatame hoje, você vai notar que vários colegas seus estão posicionados de forma diferente, numa angulação estranha à sua… Isso é normal, cada pessoa é de um jeito e tem uma diferente reação à uma ação. Não tente copiar ninguém, busque o que é natural pra você. Tente perceber além da forma física, como está seu “kokoro no kamae” e o do seu oponente… Adote uma postura marcial, vazia e tranqüila. Faça com que a sua postura física externe este estado de harmonia numa técnica justa e firme. Pratique seu Kamae, eu estou tentando praticar o meu com mais afinco! Bons treinos!

3 opiniões sobre “Em pé… Sentado… Caminhando… Treinando… E tudo com postura!!!

  1. Po, Cadu, agora que vc me dá esse recado?

    TO aqui em casa de molho pq dei um mau jeito na coluna…serias dúvidas sobre minha presença nos treinos desta semana.

    Abraço.

  2. Uma passagem interessante do livro “Gorin no Sho, O livro dos cinco elementos”, de Miyamoto Musashi:
    “O essencial é fazer sempre da postura normal a postura de
    combate e vice-versa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s