Quantas horas você dedica ao seu treino?

por Cadu: Não importa… simplesmente faça-se presente de forma consciente a cada minuto que estiver treinando!

 

por: T. K. Chiba Shihan, 8º Dan

Qualquer um que pense que somente dedicar mais horas aos seus treinos, necessariamente, irá culminar em melhores resultados em seu Aikido, está pensando como uma criança. Fundamentalmente, essa atitude materialista não conduzirá a lugar algum, senão a um problema indissolúvel. Não importa quantas horas de treino acumulamos, não podemos evitar mover-nos, dia após dia, para mais perto do nosso final.

Muitos alunos acreditam que através do treino possam tornar seus corpos sensíveis e controláveis, capazes de se mover como bem entenderem. Não nego que um corpo sensível é um fator importante do aprendizado. Entretanto, é somente parte dele, uma porção relativa a um fator maior, que é o desenvolvimento de uma atitude introspectiva no treino, com um severo olhar para a própria performance. De vários modos, positivos ou negativos, nossos corpos são o produto da nossa consciência, e, para descobrir isto, faz-se necessário uma análise mais próxima do nosso treino.

Reconhecimento do desequilíbrio, desarmonia, ou desordem dentro do sistema, percebido dentro do corpo, bem como entre corpo e consciência, é o ponto inicial para o crescimento. Pode-se caracterizar o surgimento desse reconhecimento como um diálogo que ocorre entre o corpo e a consciência. Enquanto este diálogo se desenvolve, a percepção se torna mais clara, então é possível começar a sentir a força natural e a habilidade natural que, até então, estava escondida. Ao invés de adicionar um elemento externo ao corpo, mudando o corpo para se adequar a um desejo ou objetivo, simplesmente veja o que já há dentro de você. Mais importante, a própria consciência – o caminho por onde o indivíduo percebe – começa a mudar enquanto descobre-se o verdadeiro corpo.

Bons treinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s