Benefícios para quem pratica Artes Marciais – Pratique Aikido!

Desde que comecei a praticar artes marciais quando tinha meus 13 anos só tenho percebido melhoras na minha vida. E quando encontrei o aikido estas melhoras foram exponenciais… 🙂

É ótimo saber que estes benefícios podem estar presentes na vida de qualquer pessoa que se dedique ao treino de uma modalidade marcial… Melhor ainda saber que estes benefícios não são uma suposição ou uma impressão, mas sim dados estatisticamente comprovados.

Recentemente um estudo entitulado “Relações entre Artes Marciais e Índices Saudáveis de Qualidade de Vida na Alemanha” foi publicado no Jornal de Saúde Pública da Alemanha constatando melhora de aspectos saudáveis em pessoas que praticam artes marciais.

Abaixo um resumo do artigo.

Relações entre as artes marciais e indices saudáveis de qualidade de vida na Alemanha.

Por Thomas Draxler, Herwig Ostermann e Wilfried Honekamp

Objetivo

Devido ao permanente aumento nos custos com saúde, um maior foco na manutenção do bem estar e na prevenção de problemas de saúde tem sido propostos. Historicamente, artes marciais estão intimamente associadas com a manutenção do bem estar total. Portanto, o objetivo desta investigação foi determinar se pessoas que praticam artes marciais tem qualquer melhoria em sua qualidade de vida quando comparadas com a população em geral.

Sujeitos e métodos

343 artistas marciais praticando 8 modalidades diferentes responderam um questionário padrão em 24 diferentes escolas de artes marciais, entre fevereiro de 2008 e julho de 2008. Os participantes não tiveram qualquer informação em relação ao objetivo do estudo. Adicionalmente, entre julho 2008 e dezembro de 2008, 2.512 artistas marciais completaram uma versão online do mesmo questionário padrão.

Resultados

Os resultados daqueles que responderam o questionário pessoalmente diferem daqueles que completaram a versão online. Comparados com a população geral, ambos os grupos classificaram sua qualidade de vida como melhor. Dos parâmetros avaliados, as maiores diferenças são observadas para os aspectos físicos do que nos aspectos psicológicos de saúde.

Conclusão

Assim, estes resultados indicam que a prática de artes marciais oferece benefícios para a qualidade de vida associados com a prevenção de problemas de saúde. Entretanto, mais estudos são necessários para compreender a complexidade da relação entre a prática de artes marciais e a melhora da saúde.

 

Já que está comprovado… por que você também não vem desfrutar desses benefícios!?

Pratique uma arte marcial… pratique Aikido!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s