Aprendizados…

Olá pessoal!
Neste final de semana aconteceu o seminário de Okino Sensei em Vitória.
O foco do seminário, apesar de ter em seu tema principal o manuseio das armas, foi direcionado a dois termos das artes marciais, maai e sen.

O termo sen designa antecipação. Um trecho do livro “A arte do aikido” fala sobre o sen:

Segundo dizem, quando um ser humano entra num estado de “não-mente” ele é capaz de discernir imediatamente os movimentos do oponente. Esse poder intuitivo é um requisito especial das artes marciais. Nossos predecessores falavam do sen nas artes marciais; essa antecipação não era uma resposta calculada, mas sim natural e intuitiva.

Antecipação e controle são a máxima aqui. Se o praticante possui um bom sen, antes que seu oponente possa esboçar um ataque, ele já está completamente dominado.

Já o termo ma ai designa distância de combate e determina a viabilidade ou inutilidade da técnica. Resumidamente, um bom ma ai coloca você muito bem posicionado em relação ao oponente, e este, não consegue encontrar falhas ou aberturas na sua defesa.

Foi um ótimo evento… deixo aqui registrado um obrigado especial à Okino Sensei que nos recebeu muito bem em suas aulas. Com certeza participaremos das próximas quando ele retornar… e esperamos que isso ocorra em breve!

Vejam as fotos do seminário no nosso Flickr na barra lateral!

Abraço a todos!

Uma opinião sobre “Aprendizados…

  1. Ótimo resumo de tudo que aconteceu nesse seminário, eu acrescentaria uma frase que me marcou muito quando o Sensei Okino falava do que não fazer na movimentação que era “força em cima, esvazia embaixo… (Yin-yang)”

    Abraços, até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s